Nutricionista dá dicas de como aproveitar a folia sem exageros

naom_5a43c455464c0-321-207

A maratona de blocos e festas geralmente dura, no mínimo, cinco dias. E há aqueles que emendam e caem na folia por uma semana ou mais. Assim é o carnaval no Brasil. No entanto, para manter o pique e a saúde é preciso estar atento à alimentação e a hidratação, além de não cometer exageros “alcoólicos”.

De acordo com a nutricionista do Programa Viver Bem, da Unimed Vitória, Aline Sarmento, a alimentação deve ser equilibrada, incluindo o consumo de carnes magras, alimentos cozidos a vapor e grelhados, além da ingestão de muito líquido. Uma dica importante da especialista é não ir para as festas de estômago vazio. A bebida alcoólica é extremamente calórica, o que passa a impressão de saciedade. Quando o estômago está vazio a absorção do álcool é muito mais rápida, sobrecarregando o fígado, sendo aconselhável que a pessoa se alimente antes de beber.

“Mas não vale apenas tomar o café da manhã e passar o resto do dia e da noite a base de bebida alcoólica. É preciso manter seu metabolismo. Almoce salada, arroz, feijão, carne magra, mas nada de exageros, tipo comer dois ou três pratos de comida e ir sambar. Uma boa macarronada com molho de tomate poderá ser uma ótima opção pré-baile”, conta a nutricionista.

A especialista só faz uma ressalva quanto aos lanches vendidos na rua, que podem fazer mal, trazer toxinfecções alimentares devido a conservação de tempo e temperatura do alimento, que geralmente não tem controle da Vigilância Sanitária e não conhecermos a procedência.

Hidratação – Outra dica é intercalar as bebidas alcoólicas com água, suco natural ou água de coco, pois assim ajudará a minimizar o efeito da desidratação causada pelo álcool e diminuirá os efeitos da ressaca no dia seguinte. Isotônicos também são uma boa opção.

A desidratação provocada pelo excesso de álcool pode favorecer dor de cabeça, tonteira, suor frio, diarreia, vômito e até desmaio. Nos casos mais graves, a pessoa deve procurar um médico e seguir as orientações do profissional que realizará o atendimento.

Escreva um comentário

Preencha abaixo *