Vai cair no samba? Saiba como evitar lesões musculares no carnaval

carnaval02-1

Está chegando o carnaval e quem deseja aproveitar a folia sem surpresas desagradáveis, é bom ficar alerta e tomar alguns cuidados. Segundo o ortopedista e médico cooperado da Unimed Vitória, Bernardo Terra, alongamentos antes e depois da farra e descanso de pelo menos oito horas também são importantes.

“O principal cuidado para evitar lesões musculares é o aquecimento da musculatura, antes e depois das atividades, trabalhando o alongamento dos membros inferiores, coluna lombar e cervical, que são as partes do corpo mais exigidas pelo folião”, conta o médico.

O ortopedista chama também atenção para o uso dos calçados apropriados, que devem ser confortáveis, arejados e justos nos pés, nem muito apertado, nem muito folgado. Atenção especial ao uso de salto alto que, em alguns casos, pode causar lesões graves. Estiramento e contratura de membros inferiores são os danos mais comuns ao corpo durante a festa de carnaval.

“Para evitar lesões musculares é necessário ter um bom preparo físico para aguentar todos os dias de folia. Então, se você não se preparou muito, é melhor ficar nos passinhos mais básicos e não se empolgar na performance”, alerta. E, se abusou e ficou com dor, no final do dia, faça uma compressa de água quente, por um período de 20 minutos, no local afetado.

 

Veja as dicas para não se machucar

1.       Não se esqueça de alongar as partes do corpo mais usadas na folia;

2.       Saiba escolher o calçado certo para a festa;

3.       Descansar entre um dia e outro é essencial;

4.       Fique atento às lesões mais comuns nesse período;

5.    Saiba o jeito certo de aliviar a dor após o dia de folia.

Escreva um comentário

Preencha abaixo *